Religiosas e Religiosos brasileiros de Roma refletem sobre o Tráfico Humano

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Arlindo Pereira Dias, svd| 21.02.14| O tema da Campanha da Fraternidade 2014 sobre o “Trafico Humano” foi motivo de oração e reflexão para cerca de 30 pessoas consagradas em encontro do grupo de Religiosas e Religiosos Brasileiros em Roma (RBR), no dia 20 de fevereiro no Colégio Pio Brasileiro. Após assistir ao vídeo “Tráfico Humano” produzido pela Verbo Filmes, o grupo partilhou as impressões e os desafios que a campanha traz para os que vivem na Europa e de modo particular em Roma. Durante o plenário várias observações trouxeram á tona os sentimentos do grupo: “parece filme de ficção, uma realidade distante, inexistente, porém muito mais próxima de nós do que parece”, “uma temática com muitas facetas que exige uma ação coordenada nas paróquias e escolas”, “faz-se necessária uma maior sensibilização que implique em câmbios estruturais”.

O padre Júlio Cesar Werlang, da Congregação dos Missionários da Sagrada Família, recém-chegado para o serviço de Conselheiro Geral, recordou que deve ser “uma ação coordenada que envolva instituições civis”. A Scalabriniana, Irmã Jocelaine partilhou a experiência da Casa de Acolhida mantida pela congregação, próximo a Basílica de São João de Latrão, onde elas recebem mulheres migrantes na maioria provenientes da América Latina e Filipinas. Outra scalabriniana, Irmã Luciana,  mencionou a falta de consciência do processo de escravização por parte de alguns citando o exemplo de Bolivianos em São Paulo submetidos a 16 horas de trabalho que diziam: “Lá eu comia só uma vez, nesta situação eu ao menos posso comer três vezes”.  Na Itália e na cidade de Roma os problemas ligados aos Latino-Americanos e Brasileiros se relacionam muitas vezes com as pessoas que chegam para trabalhar como babás e o aliciamento de mulheres e homens para a exploração sexual. O grupo destacou a ação organizada pela CRB através da Rede Um grito pela vida.

No final do encontro, o grupo de representantes das coordenações gerais e das comunidades religiosas em Roma assumiu o compromisso de organizar as seguintes ações concretas:

– Traduzir o texto da Via Sacra da CF2014 para o italiano para que possa ser rezado nas diferentes comunidades.

– Difundir a temática com o máximo de dados possíveis nos websites das respectivas Cúrias Gerais.

– Sensibilizar as pessoas em relação à Copa do Mundo que ira acontecer no Brasil com a seguinte proposta: “Não ao tráfico humano: jogar com alegria sim; jogar com a vida das pessoas não”.

– Aproveitar a ocasião da Caminhada Anual da Fraternidade feita pelas ruas de Roma no dia 6 de abril, com termino na Praça São Pedro (durante o Ângelus com o Papa Francisco), para sensibilizar para a temática.

            Em momento informal, após o encontro, o reitor do Colégio, padre  Joao Roque Rohr, sj, marcou presença juntamente com dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana e ex-presidente da CNBB que se encontra em Roma para o consistório para a criação dos novos cardeais.

Fonte: RBR

Publicações recentes