Religiosos refletem sobre envelhecimento humano e missão

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Teve início nesta segunda-feira, 7, e prossegue até sexta-feira, 11, a segunda edição da Semana de Formação Missionária para Religiosos e Religiosas sobre Envelhecimento Humano e Missão. Promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) e o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) de Passo Fundo (RS), o evento conta com a participação de 40 entre religiosos e religiosas. A primeira edição aconteceu de 11 a 15 de março deste ano e também reuniu 40 pessoas.

De acordo com a organização do evento, estudar o envelhecimento em suas mais diversas vertentes é importante por se tratar de um tema que preocupa em escala mundial. “A realidade dos países europeus chegou até o Brasil. Segundo dados do IBGE, a população acima de 60 anos praticamente dobrou nas últimas duas décadas. As pessoas com 60 anos ou mais de idade já representam 12,1% da população total e as congregações religiosas e missionárias não estão fora deste cenário”, justifica o professor Iltomar Siviero coordenador da iniciativa.

Agostinho Both, doutor educação e professor do curso de mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade de Passo Fundo (RS), abordou nesta terça-feira, 8, o tema Envelhecimento humano: história, conceitos e concepções. De acordo com ele, é “preciso olhar com cuidado para essa realidade de envelhecimento, para que a dignidade humana sempre esteja presente através de intervenções significativas”.

O educador falou também sobre a formação de gerontólogos, pessoas que têm cuidado com a velhice, através do tempo, e alguns conceitos fundamentais básicos para se pensar melhor a velhice, como conhecer a questão biológica, psicológica, social, educacional. “São conceitos básicos para que haja uma abordagem interessante que se dê continuidade à formação humana das pessoas que envelhecem. Estamos, de forma geral, pensando sobre o desenvolvimento humano daqueles que já não estão nas atividades sistemáticas propostas pelas congregações”, afirmou.

O Instituto Superior de Filosofia Berthier, que colabora com o CCM na promoção desse evento, mantém em Passo Fundo (RS), um curso de especialização em Envelhecimento Humano e Espiritualidade, com o objetivo de aprofundar a relação entre envelhecimento humano e espiritualidade gerando conhecimento maior no tema, maturidade pessoal e qualificação técnica no cuidado dos idosos e cuidadores nas casas de longa permanência.

Padre Estêvão Raschietti, secretário executivo do CCM, explica o motivo da formação missionária sobre Missão e Envelhecimento Humano: “muitos dos nossos missionários estão em processo de envelhecimento; vemos que o missionário quando está nessa etapa da vida precisa resignificar o seu modo de viver a missão, pois ele não pode mais estar na vida ativa, ou realizando tantas atividades e ações missionárias que até então ele realizava; por isso é importante compreender a missão nessa fase, para que ele continue em comunhão com a missão da Igreja e possa viver feliz”.

Fonte:CCM

Publicações recentes