Religiosos reunidos em Congresso enviam mensagem ao Papa Francisco

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 13.04.15| O Congresso Nacional da Vida Consagrada reuniu, em Aparecida, de 07 a 10 de abril, 2.100 Religiosas e Religiosos vindos de todas as partes do Brasil para aprofundar o tema da identidade, conviver, celebrar e rezar. O evento contou com a participação ativa de consagradas das Igrejas Orientais (Ucranianas), Institutos Seculares e Comunidades de Vida.

Por ser um evento que se deu no contexto do Ano da Vida Consagrada, declarado pelo Papa Francisco, os Religiosos e Religiosas enviaram uma carta ao Pontífice para relatar os desafios e as esperanças da Vida Religiosa do Brasil, como também, aspectos fortes da conjuntura atual brasileira que pede dos Consagrados uma atitude profética de inserção e compromisso com a vida e a dignidade do povo brasileiro.

“Trouxemos em nosso coração o apelo feito a Vida Consagrada: Evangelho, Profecia, Esperança. Aqui chegamos com nossas entranhas carregadas de desafios e perplexidades, de sonhos e esperanças, na certeza de que nos cabe assumir, com renovada alegria, nossa identidade de pessoas consagradas, no seguimento fiel a Jesus de Nazaré, apaixonadas pelo Reino de Deus, inseridas no atual contexto eclesial e social, prontas a “despertar o mundo” para o divino que habita no meio de nós”, diz trecho da mensagem.

A carta destaca temas frisados pelo Papa em suas diversas mensagens direcionadas a Vida Religiosa como ‘Igreja em saída rumo às periferias da existência, a profecia e a esperança’. “Visibilizamos a ressurreição em tantos rostos de consagrados e consagradas que, a exemplo de Jesus, dão sua vida em favor dos irmãos e irmãs das “periferias existenciais”, vítimas de um sistema que lhes nega a vida, sistema este no qual a Vida Consagrada se encontra inserida, sendo ali presença de esperança e solidariedade”.

Os Religiosos e Religiosas asseguraram ao Papa Francisco a comunhão com Igreja confirmada na presença constante e alegre da presidente da Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), Irmã Mercedes Casas Sánchez, fsps, do bispo referencial da Vida Consagrada da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, ofm, do presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB e arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães e do presidente da Comissão Pastoral para a Ação Missionária da CNBB e bispo da diocese de Ponta Grossa – PR, dom Sérgio Braschi,   presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Raymundo Damasceno Assis.

Os Consagrados finalizam a mensagem agradecendo ao Sumo Pontífice pelo Ano dedicado à Vida Consagrada que, “ajuda a “viver o passado com gratidão, o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança” e pela iniciativa de Dom João Braz de Aviz, que por meio de mensagem gravada se fez presente no  Congresso.

Leia a íntegra da mensagem

 

Aparecida, 10 de abril de 2015

Querido Irmão Papa Francisco

 A Vida Religiosa Consagrada do Brasil vem saudá-lo com a ternura de um coração que ama e se dirige ao Papa como a um irmão muito querido. Receba o nosso abraço, um abraço de quem entra “pela porta do coração”, aquela porta que identifica todo o povo brasileiro, mas de forma muito especial, as pessoas consagradas deste imenso Brasil.

 Neste ano especial da Vida Consagrada, nos dias solenes do tempo pascal, de 07 a 10 de abril, nós Consagradas e Consagrados, vivemos um verdadeiro kairós, realizando o Congresso Nacional, em Aparecida, São Paulo, Brasil, chão que já o acolheu e que, certamente, está na memória do seu coração. Somos mais de 2.100 participantes, provenientes de todo o território nacional e de outros países.

Trouxemos em nosso coração o apelo feito a Vida Consagrada: Evangelho, Profecia, EsperançaAqui chegamos com nossas entranhas carregadas de desafios e perplexidades, de sonhos e esperanças, na certeza de que nos cabe assumir, com renovada alegria, nossa identidade de pessoas consagradas, no seguimento fiel a Jesus de Nazaré, apaixonadas pelo Reino de Deus, inseridas no atual contexto eclesial e social, prontas a “despertar o mundo” para o divino que habita no meio de nós.

 Aos pés da Mãe Aparecida, daquela que “guardava tudo em seu coração”, nos debruçamos sobre o Núcleo Identitário da Vida Consagada: Atitude profética, processo mistagógico. Nesta busca da identidade de nossa vida, reconhecemos a urgência de sermos peregrinas e peregrinos do mistério, mergulhando na interioridade de nosso ser, abertas/os aos novos campos de missão, atentos\as às tendências do mundo atual, mas que nos oferecem oportunidades de renovação.  Para isto, precisamos nos deixar alcançar pelo mistério, cultivar uma mística de olhos abertos, cuidar da formação mistagógica, dos nossos  Institutos, sonhando e arriscando confiantes na promessa de Deus e na presença do Espírito,  que renova a face da Terra.

Experimentamos a presença viva do Ressuscitado entre nós. Visibilizamos a ressurreição em tantos rostos de consagrados e consagradas que, a exemplo de Jesus, dão sua vida em favor dos irmãos e irmãs das “periferias existenciais”, vítimas de um sistema que lhes nega a vida, sistema este no qual a Vida Consagrada se encontra inserida, sendo ali presença de esperança e solidariedade.

As conferências, as celebrações, os testemunhos, as partilhas e toda a animação evidenciaram a verdade do lema do nosso Congresso: “Não ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?” (Lc 24,32). Como nosso querido Papa constatamos  que “onde existem consagrados existe alegria”. E foi muita a alegria vivida!  Celebramos a beleza da consagração, a alegria do seguimento a Jesus Cristo, o dom da profecia, a força da comunhão na riqueza das diferenças.

Nossa comunhão eclesial foi evidenciada com a presença do Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis que nos acolheu e apoiou de forma muito fraterna. Estiveram conosco o bispo referencial da Vida Consagrada, Dom Jaime Spengler, ofm e Dom Pedro Brito Guimarães, Presidente da Comissão dos Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada. Como nossa Vida Consagrada  é essencialmente missionária, contamos também com a presença de Dom Sérgio Arthur Braschi, da Comissão Pastoral para a Ação Missionária da CNBB, no envio de mais uma religiosa para a missão intercongregacional no Haiti, Irmã Marlene Aparecida Avansi, ifpd.

A presença e a contribuição da Presidente da Confederação Lationoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), Irmã  Mercedes Casas Sánchez, fsps, ajudou-nos a ver as Luzes e as Esperanças da VC na América Latina.  Participaram também membros de Institutos Seculares, Religiosos de Igrejas Orientais, como representantes das Novas Comunidades de Vida e de Aliança. Toda esta riqueza foi tecida pela sabedoria e liderança  da presidente da CRB Nacional, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro e toda Equipe colaboradora.

Querido Irmão Papa Francisco!

Manifestamos nossa profunda gratidão pela iniciativa em promulgar o Ano da Vida Consagrada que, com certeza, nos ajuda a “viver o passado com gratidão, o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança”, contribuindo assim a “despertar o mundo” para os valores do Evangelho. Confirmando a importância desta iniciativa, Dom João Braz de Aviz, por meio de uma gravação, se fez presente em nosso Congresso, sendo porta voz da finalidade e dos objetivos deste Ano. A Vida Consagrada nunca deve renunciar à profecia, vivendo os valores do Reino e cuidando da vida comunitária.  Nossa gratidão também por esta presença e atuação de Dom João.

 Neste espírito de gratidão e alegria, desejamos-lhe saúde e força para prosseguir em sua missão de Pastor da Igreja, neste atual contexto da história. Como pessoas consagradas, expressamos nosso apoio às suas decisões e iniciativas, em busca da fidelidade evangélica de toda a Igreja. Conte com nossa prece fervorosa e comunhão amorosa.

Ir.Maria Inês V.Ribeiro, mad

Presidente da CRB Nacional

Pelos Participantes do Congresso Nacional da Vida Consagrada do Brasil

Publicações recentes