Resistência, profecia e esperança são temas do II Encontro Nacional do GRENI

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Em conformidade com as prioridades da CRB, o encontro procurou intensificar a cultura do encontro

Ir. Marta Cesaria, Missionárias de Jesus Crucificado, conduz o encontro

Com o objetivo de ser o espaço de união, reflexão e desejo de busca pelos caminhos de luta, principalmente, em defesa da vida indígena e negra, o II Encontro Nacional do GRENI, aconteceu na última sexta-feira (01) no Instituto São Boaventura, em Brasília. Cerca de 30 religiosos participaram da reunião.

A segunda prioridade do Triênio 2016-2019 da CRB Nacional busca fomentar relações humanizadoras e solidárias, vivendo os valores da comunhão. Nesse contexto, os religiosos presentes debateram e partilharam suas experiências de resistência e luta pelos direitos dos menos favorecidos e a importância da participação dos religiosos no atual momento do país.

Vítima de várias ameaças, uma delas, por denunciar agressões de policiais contra adolescentes, Ir. Telma Coelho, Franciscana de Ingolstadt, chegou a ser agredida fisicamente e verbalmente, com insultos raciais. Foi inclusive, atingida por um carro enquanto andava de bicicleta no município em que atuava. Ela destaca que é preciso persistir em meio a tantas dificuldades e empoderar-se para assim ajudar aos jovens.

A religiosa também entende como importante, a participação de toda a VRC no objetivo de ser um suporte que fortaleça ainda mais essa luta: “Que todos os religiosos negros ou indígenas possam assumir sua identidade, não só assumir mais ter coragem de se identificar e ajudar o nosso povo… e que os jovens sintam que aquele religioso e religiosa se compromete, fala, apoia e está disposto a fazer uma caminhada conjunta”, diz.

Participante do encontro, Pe. Gaudêncio Gomes Campos, Salesiano, fala que o encontro do GRENI faz retornar as origens e ajuda dentro do processo de conscientização: “Essa volta e aprofundamento, faz você caminhar de maneira mais segura e serena como ser indígena e negro”, conclui.

Publicações recentes