Retiro do Advento – Na mística da Encarnação – Jesuítas do Brasil

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“O Tempo do Advento abre o ano litúrgico e nos prepara para as festividades do Natal do Senhor Jesus”, explica padre Luís Renato Carvalho de Oliveira. Todos os anos, o jesuíta prepara e disponibiliza um material para ajudar as pessoas a vivenciarem esse tempo. “Neste caminho espiritual estamos propondo esta experiência diária de oração, no encontro íntimo com o Senhor da vida, a partir dos textos bíblicos de cada dia ao longo deste período”, ressalta.

Padre Luís Renato afirma que o Tempo do Advento é caracterizado pela simplicidade de elementos externos que tornam a celebração litúrgica mais sóbria e, ao mesmo tempo, estimula a profundidade da espiritualidade, que brota das orações e dos textos bíblicos.

Citando o Documento de Aparecida, padre Luís Renato explica também a importância do material no aprofundamento da experiência de oração. “A oração pessoal e comunitária é o lugar onde o discípulo, alimentado pela Palavra e pela Eucaristia, cultiva uma relação de profunda amizade com Jesus Cristo e procura assumir a vontade do Pai.  A oração diária é um sinal do primado da graça no caminho do discípulo missionário (DA)”, diz.

O caminho de oração pode ser vivenciado no dia a dia, por um determinado tempo, baseando-se em exercícios de oração, que são sugeridos e elaborados no material apresentado. Neste contexto, para fazer o Retiro do Advento, é importante estar atento aos seguintes elementos básicos:

  1. Dedicar 30 minutos à oração pessoal diária;
  2. Rever esta oração durante alguns minutos;
  3. No final do dia, fazer a Oração de Atenção Amorosa, como uma retrospectiva do dia que passou. Dedicar cerca de 10 minutos para esse momento.

 

ACOMPANHAMENTO NO RETIRO DO ADVENTO

Além das orientações citadas acima, padre Luís Renato ressalta que seria desejável um acompanhamento mais direto. Para isso, o jesuíta aponta duas possibilidades:

  1. As pessoas que desejam fazer o Retiro do Advento podem formar grupos por proximidade geográfica ou afetiva. “O objetivo é reunir-se, semanalmente de preferência, para a partilha das experiências”, explica padre Luís Renato.
  2. Se possível, seria importante que o grupo fosse acompanhado. “A ideia é que um orientador(a) mais experiente na vida de oração, de preferência nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, auxiliado por outros acompanhantes idôneos, que se disponham a prestar este serviço pastoral, acompanhasse essas pessoas”, afirma o jesuíta.

 

Abaixo, clique no nome dos documentos e faça o download dos materiais do Retiro do Advento 2018:

Proposta

Semana Introdutória

Primeira semana

Segunda semana

Terceira semana

Quarta semana

Publicações recentes