Salesianas reelegem Superiora Geral

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Salesianas| O dia da eleição, 24 outubro, teve início com uma solene Celebração Eucarística, presidida pelo Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime que, na sua homilia, disse: «”Façam aquilo que ele lhes disser” são as poucas palavras da Mãe… Portanto, queridas, eis o caminho para o verdadeiro discernimento: coloquem-se à escuta do Mestre, escutem Jesus e o seu Espírito, com coração aberto, dócil e purificado. E se ouvirem Ele dizer “encham as jarras com água”, façam-no sem ficar dizendo, “mas por que se nós não precisamos de vinho…”. Simplesmente façam! Deixem-se conduzir por Ele e o mundo inteiro será testemunha de uma vida nova, uma vida coletiva que dará ainda mais vida, mais força, mais alma à nossa Família».

Às 9h, as Capitulares se reuniram na Sala capitular para realizar as votações. Às 9h35min foi reeleita para o segundo sexênio como 9ª Superiora geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, M. Yvonne Reungoat. Depois da eleição, Ir. Ciriaca Hernández , a Capitular com maior tempo de Profissão religiosa, perguntou-lhe se era disponível para ser sucessora de Madre Mazzarello, para encarnar a sua maternidade e “compartilhar uma nova estação de profecia no Instituto a serviço da Igreja”. Com profunda emoção, a Madre pronunciou o seu sim: «Aceito! Agradeço a confiança. A expressão bíblica que me dá sustenta é: “Quando sou franco, então é que sou forte”. Entrego-me inteiramente a Maria e acolho o seu convite: “Façam o que Eles lhes disser”».
O evento foi acompanhado por um grande aplauso e pelo abraço de cada Capitular. Entre os primeiros a cumprimentar a Madre estava o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, e alguns Conselheiros, representantes da Família salesiana e membros das comunidades educativas mais próximas, de Roma. Também cumprimentaram a Madre as Irmãs da Casa geral e da Casa Sacro Cuore com os alunos da escola.

Em seguida, a Neo-eleita e todas as Capitulares se reuniram na Capela para um momento de oração, durante o qual a Vigária geral, Ir. Emília Musatti, em nome de todas as presentes, ofereceu à Madre uma Bíblia. O presente foi acompanhado por algumas palavras com as quais confirmou-se o desejo de apoiar o caminho da Madre “para que possa continuar a ser guia que ajuda a aprofundar a Palavra e colocá-la em prática”. E concluíram: “Obrigada pelo teu SIM a este novo chamado: o acolheste na fé, na total disponibilidade. Oferecemos a ti a nossa confiança, o nosso amor, a nossa oração. Contigo, daremos o melhor de nós, o que somos e o que podemos para que cada Comunidade seja com os jovens casa que acolhe, onde o sabor do Pão e da Palavra é desejado e experimentado acima de qualquer coisa”.

A Madre expressou o seu agradecimento com estas palavras: «Agradeço a confiança de vocês que é também uma responsabilidade. Somos corresponsáveis umas pelas outras, eu sozinha não faria nenhum sentido, porque não haveria uma Madre se não existissem as filhas e se não existisse uma família. Portanto, sentir-nos assim unidas, em profunda comunhão, assim felizes pela nossa vocação e por poder viver com alegria este momento histórico, quer dizer que temos esperança no coração».
Na conclusão, foi cantado o Magnificat.
Na parte da tarde, as comunidades das Casas dependentes da Madre e as comunidades de Roma manifestaram com cantos e coreografias a sua alegria e o seu augúrio à Neo-eleita. No final do dia, como já é tradição, continuará a festa organizada pelas Capitulares. (https://www.cgfmanet.org)

Publicações recentes