São Domingos do Sul acolhe milhares de fiéis na 29ª Romaria Vocacional

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Victória Holzbach| 05.01.15| Animados pelo lema Família Sementeira de vocações, milhares de fieis participaram no último final de semana, dias 03 e 04 de janeiro, da 29ª Romaria Vocacional em honra ao Monsenhor João Benvegnú. A festa, realizada em São Domingos do Sul, já é tradicional em toda a região para homenagear o testemunho de vida e santidade do Monsenhor.

A programação iniciou ainda no dia 31 de janeiro, com o tríduo preparatório. Em cada uma das três noites, os romeiros refletiram os temas A espiritualidade na família, O diálogo e o perdão na família e A missão na família. Já no sábado, 03, ocorreu um dos momentos mais fortes da romaria com a procissão luminosa e bênção do Santíssimo. Segundo os organizadores, estima-se que mais de 30 mil pessoas participaram deste momento.

O domingo seguiu com três celebrações. Desde as 7h30min a Igreja Matriz recebia os devotos do Monsenhor Benvegnú e às 10h00min o arcebispo metropolitano, dom Antonio Carlos Altieri presidiu a Missa da Saúde ao ar livre. A celebração foi concelebrada pelo pároco de São Domingos do Sul,
padre Dionísio Benvegnú e diversos sacerdotes. Na parte da tarde, dom Altieri também celebrou a missa de encerramento.

Durante a celebração, dom Altieri lembrou a maneira simples e enfática com que o papa Francisco fala com a comunidade e reforça que a Igreja precisa estar todo o tempo com as portas abertas para o povo e, de forma especial, para as famílias. “A família é o centro da formação pessoal, humana e vocacional. Que a família esteja sempre a serviço do projeto de Deus”, rogou o arcebispo afirmando estar muito feliz por ver tantas pessoas caminhando pela fé e memória do Monsenhor Benvegnú, especialmente os jovens.

Para o pároco de São Domingos do Sul, que é sobrinho do Monsenhor e faltou apenas duas das 29 edições da romaria, a festa é uma ocasião forte de evangelização e celebração. “Há momentos muito emocionantes, como a procissão luminosa que apresenta várias cenas recordando o Evangelho e a figura do Monsenhor João”, destacou padre Dionísio.

Os recursos arrecadados com a comercialização de objetos religiosos e as coletas das celebrações da romaria serão utilizados em prol do processo de beatificação do Monsenhor João Benvengú. A próxima Romaria Vocacional já está marcada para o dia 02 e 03 de janeiro de 2016.

Publicações recentes