Seminário debate Exortação Apostólica Evangelii Gaudium

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Josevânia Alves|02.03.2015| O Conselho Missionário Regional (Comire) Nordeste 2 da CNBB promoveu, nos dias 26 a 28 de fevereiro, um Seminário Missionário com o tema: “A alegria do Evangelho, mística e alma da missão.” O evento aconteceu no Centro Mariápolis, em Igarassu (PE) e reuniu participantes vindos dos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, para refletir sobre a Exortação Apostólica do papa Francisco Evangelii Gaudium e suas contribuições para a missão da Igreja.

Os trabalhos foram assessorados pelo coordenador do Comire Nordeste 1, da diocese de Limoeiro do Norte (CE), padre Antônio Lopes, que motivou todo o grupo a contribuir para a escolha das prioridades do Regional, neste ano. Foi aprovado que cada estado do Regional deverá promover um Seminário Missionário anual aberto à todas as pessoas engajadas na missão. Além disso ficou decidido a realização de uma Assembleia Regional anual que deverá acontecer no final de fevereiro de 2016.

Segundo padre Lopes, a Evangelii Gaudium é uma provocação evangélica no sentido de lembrar a nossa missão que devemos fazer com muita leveza, alegria, generosidade. “É um serviço que passa também pela cruz, pelo martírio e por todos os desafios. A gente fica feliz porque no início dos trabalhos do papa Francisco ele lança um convite para assumir, com muita alegria, o serviço de anunciar a Boa Nova do Evangelho”, declarou o assessor.

O bispo referencial para a missão no Regional Nordeste 2, dom Magnus Henrique Lopes, da diocese de Salgueiro (PE), também participou do evento. “Como Igreja somos convidados a assumir de coração a missão e esse Seminário é justamente uma proposta de animação missionária, e como cristãos não podemos viver a nossa fé sem este compromisso. Estamos convocando todas as diocese para um trabalho mais incisivo na vida missionária daquela Igreja, respeitando toda dimensão da pastoral de cada diocese, mas pedindo que essa dimensão missionária haja em cada pastoral”, lembrou dom Magnus Lopes.

O coordenador da Juventude Missionária (JM) do estado de Alagoas, Lucas Ferro, falou da importância da missão jovem. “A missão contempla todas as pessoas em todos os lugares. Nosso grande sonho é que todos possamos abrir os nossos olhos e enxergar o outro, ir ao encontro do outro e perceber que a nossa vida só tem sentido quando somos capazes de servir ao próximo”, afirmou o jovem.

O coordenador do Regional, padre Edivaldo Brito, deixou claro o principal objetivo do evento. “Reunir todas as experiências missionárias da Igreja do Nordeste. O nosso grande desejo é que a partir desse Seminário possamos construir um projeto missionário para a Igreja no nosso Regional.”

O os trabalhos encerraram com a escolha da Equipe Executiva do Comire Nordeste 2.

Publicações recentes