Vaticano atento aos nativos digitais

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano, 31 jan (SIR) – O Conselho Pontifício da Cultura (CPC), da Santa Sé, apresentou hoje a sua assembleia plenária anual, destacando a importância de compreender os jovens como “nativos digitais” na sua comunicação. “A sua [dos jovens] língua é diferente da minha, e não é só porque usam um décimo do meu vocabulário: os nossos jovens são nativos digitais e a sua comunicação adotou a simplificação do Twitter, a imagem dos sinais gráficos dos telemóveis”, disse o presidente do CPC, cardeal Gianfranco Ravasi, na coletiva de imprensa.

A reunião anual do organismo da Cúria Romana acontece de 6 a 9 de fevereiro e tem como tema ‘Culturas juvenis emergentes’. O cardeal Ravasi falou num “salto geracional” e destacou que esta mudança se registrou, “sobretudo, a nível da comunicação”. “A lógica informática binária do ‘save’ (salvar) ou ‘delete’ (apagar) regula também a moral, que é apressada: a emoção imediata domina a vontade, a impressão determina a regra, o individualismo pragmático é condicionado apenas por eventuais modas de massa”, prosseguiu. Fez, ainda, alusão  à imagem dos jovens que caminham com os seus fones, como se estivessem “‘desligados’ da insuportável complexidade social, política, religiosa” criada pelos adultos.

“A diferença dos jovens não é apenas negativa, mas contém sementes surpreendentes de fecundidade e autenticidade”, sublinhou, elogiando os compromissos no voluntariado, o esporte, a música, a espiritualidade ou a amizade. O bispo português D. Carlos Azevedo, delegado do CPC, apresentou o programa do evento aos jornalistas, frisando a importância de atender a fenômenos como o desemprego, a cultura digital e o “alfabeto emotivo” das novas gerações. Estas questões, defendeu, “exigem um discernimento por parte da Igreja e uma profunda mudança de linguagem”. “As culturas juvenis emergentes mostram a vulnerabilidade, a insegurança, a fragilidade de fórmulas repetitivas”, alertou o prelado.

À Igreja, acrescentou D. Carlos Azevedo, compete “abrir uma brecha no pessimismo, no medo do futuro, mesmo que as condições econômicas e o desemprego tendam a piorar nos próximos anos”. Os trabalhos da assembleia plenária do CPC vão abordar questões como ‘Do universo ao «multiverso», análise das culturas juvenis’, ‘Nativos digitais: linguagem e rituais’ ou a ‘Fé na juventude’. O documento preparatório, distribuído à imprensa, fala da importância de “acolher o anseio dos jovens pela dimensão profética do Evangelho, na denúncia de hipocrisias e incoerências” e alimentar a “esperança que liberta da superficialidade e empenha as pessoas na justiça social, nas causas ecológicas e nos movimentos de superação de preconceitos”.

O cardeal Ravasi lançou uma questão aos jovens na sua conta da rede social Twitter como forma de preparar o próximo encontro: “Fé nos jovens: onde e como é que a Igreja se faz mais  presente para eles, com suas alegrias, esperanças, medos, necessidades?”. O acesso à reunião anual é limitado aos membros do CPC e seus consultores. Os participantes vão ser recebidos em audiência por Bento XVI no dia 7 de fevereiro.

Publicações recentes