Venezuela se prepara para acolher o 4º Congresso Missionário Americano

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“Discípulos Missionários de Jesus Cristo em um mundo secularizado e pluricultural”

Entre 26 de novembro a 1º de dezembro de 2013, será realizado o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM 4 – Comla 9) convocados pela Conferência Episcopal Venezuelana e organizados pelas Pontifícias Obras Missionárias e a Arquidiocese de Maracaibo, reunindo quatro mil missionários oriundos de toda a Igreja, entre locais e de todo o continente.

Os congressos missionários são marcados pela necessidade de oferecer às forças missionárias do continente um espaço propício para partilhar e aprofundar a reflexão, a espiritualidade e as vivências missionárias. Voltam-se à necessária e permanente renovação do compromisso das Igrejas do Continente, chamadas a realizar a missão do Senhor para além de suas próprias fronteiras geográficas, culturais e religiosas.

Para tanto, a comissão metodológica formada estabeleceu estratégias que permitem aos congressistas aprofundarem-se nos eixos temáticos do Congresso Missionário Americano: Discipulado, Conversão, Secularização, Pluriculturalidade e Missão Ad Gentes.

Conheça o Hino oficial do CAM 4 – Comla 9

Conferências Principais

Feitas por especialistas, as conferências são exposições que contemplam as linhas fundamentais da reflexão que o Congresso quer oferecer ao continente e à Igreja Universal. Com cerca de uma hora de duração, estão programadas para as manhãs de quarta-feira do dia 27 e quinta-feira de 28 de novembro de 2013.

Painéis

Reúnem peritos que promovem discussões para obter um panorama sobre a diversidade das opiniões expostas durante o congresso. São painéis a serem formados por membros convocados pela Comissão de Metodologia do Congresso durante os dias de sua realização.

Fóruns temáticos

Os fóruns temáticos vêm da experiência desenvolvida em congressos anteriores, tratando-se de debates guiados por especialistas, dirigidos aos que chegam a conclusões que fazem avançar a reflexão. Para o CAM 4-Comla 9 foram estabelecidos 22 fóruns temáticos:
1. Infância e Adolescência Missionária: sujeito e futuro da missão.
2. O desafio das culturas juvenis com a missão da Igreja.
3. Pastores missionários para uma Igreja em estado permanente de missão.
4. Famílias Missionárias ad intra e ad extra.
5. A identidade missionária da escola católica.
6. Vida Religiosa, comunhão para a missão em e desde a América.
7. Novas estruturas de organização pastoral para a missão permanente em e desde a América.
8. Centralidade da Palavra de Deus na missão da Igreja.
9. A inculturação da liturgia.
10. Evangelização e ideologias políticas.
11. Evangelização na pós-modernidade.
12. A integridade da criação.
13. O anúncio de Jesus Cristo nas culturas afro-americanas.
14. O anúncio de Jesus Cristo nas culturas indígenas.
15. Religiosidade popular, caminho de evangelização.
16. Evangelizar as culturas urbanas: do templo a casa.
17. O compromisso Ad Gentes da Igreja em e desde a América.
18. Profecia e martírio na América.
19. O desafio missionário da mobilidade humana.
20. Diálogo e anúncio aos incrédulos.
21. O rosto cristão da Ásia.
22. Missão e Ecumenismo.

Estes fóruns temáticos serão realizados durante as tardes de quarta-feira dia 27 e quinta-feira 28 de novembro de 2013. Para participar, os missionários devem escolher o fórum ao formalizar a sua inscrição no Congresso.
A Igreja no Brasil participará do CAM 4 – Comla 9, com uma delegação de pelos menos 160 pessoas. As vagas foram distribuídas entre os Conselhos Missionários Regionais (Comires), organismos e forças missionárias. As inscrições estão sedo efetuadas através das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília (DF).

Mais informações, o evento disponibiliza o endereço https://www.venezuelacam4.org.ve/ para acesso em espanhol, inglês, português e francês, com atualizações, inscrições e contatos com seus organizadores.

Fonte: Imprensa CAM 4 – Comla 9.

Publicações recentes