Vida Consagrada dá um show de animação e alegria no Parque do Barigui em Curitiba

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 18.005.2015| O Parque Barigui de Curitiba – PR, teve um dia bem diferente, neste domingo, 17. Eram religiosos e religiosas de todas as idades que, animados e incentivados pelo Papa Francisco resolveram “botar a cara na rua”. E desta vez de uma maneira alegre e divertida. Eles e elas foram dar um trato na saúde, na espiritualidade e na vida fraterna no Parque da cidade.

O evento teve início às 8h com uma Celebração Eucarística realizada na Paróquia Santa Luzia, presidida pelo pároco, padre Jair Ferndandes Jacon que na sua homilia destacou as palavras do Papa Francisco de uma Igreja em saída fisicamente, mas também do interior de cada um.

Uma personal trainer (foto à direita), foi convidada pela conferência para animar a caminhada dos Religiosos e Religiosas.  “Ao receber o convite para animar  a caminhada de religiosos no parque pedi ajuda ao Espírito Santo e deu muito certo.Um simples aquecimento fez com que todos caminhassem felizes e alegres. Estou muito feliz de participar desse momento”, disse Janaina Brum.

O coordenador da Conferência dos Religiosos de Curitiba, o religioso da Congregação dos Oblatos de São José, padre Antônio Ramos de Moura Neto, o padre Neto (foto abaixo), conversou na manhã desta segunda com a assessoria de comunicação da CRB Nacional para falar sobre esta iniciativa. Leia a íntegra da entrevista.

Como nasceu esta iniciativa?

Padre Neto – Nasceu no ano passado na preparação da programação do Ano da Vida Consagrada. Desejávamos fazer uma programação que abrangesse vários aspectos de nossa vida consagrada: o espiritual, o intelectual, formativo, celebrativo, organizativo, o lúdico, a saúde, o recreativo… e aí surgiu a ideia de fazer uma caminhada, valorizando a saúde, o lazer, o exercício físico e não só pessoal, mas em grupo… além de ser uma possibilidade de a Vida Consagrada mostrar a sua cara, ser vista em outros ambientes… ir ao encontro das pessoas onde elas estão. Num lugar público, fora de nossos ambientes, vivermos a alegria de ser consagrados.

 Porque realizar uma caminhada no Parque?

Padre Neto –  Visibilidade da Vida Consagrada. Somos da paz, da vida, defensores da saúde, do sadio lazer, gostamos de estar aonde o povo está. Ser sinal também aí. Porque o lugar mais próprio para caminhada é no parque. Mais seguro. Lugar aberto para acolher a todos. Além de valorizar um dos mais belos parques de nossa cidade.

Quantos religiosos estiveram presentes?

Padre Neto – Mais de cem religiosos e religiosas, das várias idades e congregações. Penso que uns cento e vinte.

 O que significa para o senhor como coordenador Conferência dos Religiosos no Paraná  uma adesão tão alegre e comprometida com o dia da caminhada?

Padre Neto – Tenho percebido essa adesão em todas programações propostas e já realizadas nesse Ano da Vida consagrada. Um assumir o Ano da Vida Consagrada com grande intensidade. Dá impressão que ninguém quer estar fora dessa linda festa que é este ano dedicado ao Religiosos. E nessa caminhada pude perceber o rosto da vida religiosa: variado, diferente, jovial, alegre, comprometido apesar de alguns já estarem avançados na idade. Um gosto pelo que é alegre, festivo, saudável, grupal, celebrativo, esse é o significado desse nosso encontro.

 Que mensagem o senhor que deixar para aqueles que leem esta matéria?

Padre Neto – Aos consagrados: que vivam intensamente essa alegria de sermos consagrados/as a Deus e aos irmãos, nas ocasiões que a vida oferecer. Que não tenham receio de mostrar a nossa cara, nossos valores, nossos sonhos. Apresentar a todos com palavras e com a vida, em quem cremos e o porque lutamos.

E aos demais leitores: que se deixem tocar pelo testemunho daqueles que procuram viver voltados para o amor aos outros e ao grande Outro que é Deus. E sejam sempre mais felizes. Que procurem encarar os/as consagrados como pessoas normais, apesar de aparentarem, loucas, por seu modo de viver e amar.

 A CRB prevê outras iniciativas para o Ano da Vida Consagrada?

Padre Neto – Sim, em nosso regional, teremos nessa semana um e encontro formativo para formadores e formadoras, em breve um retiro espiritual bíblico, encontro de preparação aos votos perpétuos, Comemoração do dia da vida Religiosa em agosto, curso bíblico, romaria da Vida Consagrada ao santuário de Nossa Senhora do Rocio e assembleia.

Algo mais que o senhor gostaria de ressaltar?

Padre Neto – Vale a pena empenhar a vida pelo Cristo, dizia São José Marello. Acredito nisso e proponho a todos, sobretudo nesse Ano da Vida consagrada. Viver com paixão a nossa vida quotidiana e com forte abertura de esperança ao amanhã vai chegar, como nos pede o papa Francisco. (veja imagens)

Entrevista: Rosinha Martins

Imagens e video: Arquivo CRB de Curitiba

Assista o vídeo

 

Publicações recentes